sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Chanel 2.55: A origem do ícone

Por: Micheli Soares

Um dos principais ícones da Chanel é a bolsa modelo 2.55. Lançada por Coco Chanel em fevereiro de 1955, data que deu origem ao nome do acessório, a peça foi pensada como uma alternativa às carteiras, que estavam em alta na época, mas que deixavam as mulheres sempre de mãos ocupadas.

Com a vantagem de poder ser carregada a tira colo, o que para Coco deixava a mulher mais sexy, o modelo foi concebido retangular como as carteiras, em couro matelassado e com a alça dupla que, posteriormente, tornou-se um dos emblemas da marca: a corrente. Alguns detalhes foram cuidadosamente pensados e remetem à história da designer como, por exemplo, o forro marrom com o tom dos uniformes do convento no qual foi criada.

No total são mais de 100 etapas para a fabricação de uma peça, desde a escolha do couro até a aplicação do fecho, que passa por 6 ateliers diferentes.

Ao longo dos anos a bolsa ganhou as mais diferentes versões e passou por diversas alterações, sendo a mais importante e notável, a substituição do fecho "mademoiselle" pelo C duplo - representando as iniciais da grife - feita por Karl Lagerfeld, em meados de 1980.

Ícone de moda e em constante renovação, a 2.55 é uma eterna it bag!








Nenhum comentário:

Postar um comentário